sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Playbill - A serviço do teatro desde 1884



Se você teve a oportunidade de assistir a um musical em Nova Iorque certamente conhece a Playbill. Mesmo se você nunca foi, mas é fã de musical, deve ter recebido de algum amigo ou parente a famosa revistinha (já que ela é gratuita e eles não quiseram gastar dólares num presente pra você). Distribuída em todos os teatros da Broadway, a Playbill é editada mensalmente e tem como principal conteúdo informações sobre a peça, funcionando como um "mini programa" onde estão listados toda a equipe (incluindo o elenco) e suas biografias, além de breves informações sobre a peça, concerto, show ou musical. Em suas páginas também podem ser encontradas reportagens atualizadas mensalmente, uma listagem do que está em cartaz e, claro, publicidade.

O nome, literalmente, quer dizer "Lista da Peça", fazendo referência aos antigos cartazes que estampavam a entrada dos teatros de Vaudeville, listando os nomes dos artistas e o título de seus números. A primeira Playbill, entitulada "The Playbill" surgiu em 1934 e mudou constantemente sua formatação até chegar na Playbill que conhecemos hoje: o título com fundo amarelo e a logo do espetáculo, geralmente colorida, na capa.



Você pode solicitar uma assinatura da Playbill, recebendo a revista no conforto de sua casa, mas a maior parte das impressões é destinada para ser distribuida antes de cada sessão de um espetáculo. A publicação pode ser encontrada em cada teatro da Broadway, algumas produções Off-Broadway e também em outras cidades como Las Vegas, Chicago, São Francisco e Londres. A circulação é próxima de 4 milhões de exemplares (a título de comparação, a circulação da revista brasileira Veja tem tiragem aproximada de 1,2 milhão).

Na noite de estréia de uma peça, a revista é distribuída com um selo na capa e, por serem raras, algumas Playbills são consideradas itens de colecionador. Depois da noite de estréia o preço de uma Opening Night Playbill varia de $10, para peças que abriram recentemente, a $50 para musicais clássicos como O Fantasma da Ópera e Les Misérables. O valor pode aumentar consideravelmente se a revista estiver autografada pelos atores do espetáculo.

Além da publicação impressa, desde 1994 existe o site playbill.com, que oferece notícias sobre a industria teatral. No ano 2000 foi inaugurada a Playbill Store, uma loja virtual com uma variada seleção de produtos relacionados com o teatro. Em 2006 foi lançado o selo a Playbill Records e em 2007 a Playbill Radio que, no momento, está ameaçado de sair do ar.

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