quarta-feira, 2 de maio de 2012

Coluna da Elbaphana #2



Olá caros amigos de Oz.

Antes de começar, eu gostaria de pedir desculpas pelo sumiço . Dorothy clicou em um banner sobre uma promoção de sapatos que na verdade era uma inesgotável fonte de vírus. Com isso perdi minhas duas colunas já prontas.

Mas vamos falar de coisa boa (tekpix, só que not). 

Com vocês minha segunda coluna

Durante muitos anos, mais do que eu gostaria de admitir, me deparei com inúmeros rapazes e moças desesperados para entrar no maravilhoso mundo dos musicais. Todos queriam saber sobre como montar um currículo atraente, o que fazer numa audição,  como pedir mais dinheiro e todos os problemas de sempre da maravilhosa estrada de tijolos amarelos.

Eu, muito educadamente, repetia o manual de sobrevivência em musicais: dedique-se, não desanime, negocie e blá blá blá.  Vi que meu colega de casa, Rafael Oliveira, estava dando um workshop sobre Audition Class em Brasília ( que eu espero que tenha lotado, pois já estou cheia de gente despreparada chegando em audição) e isso me inspirou a partilhar alguns dos conhecimentos que eu acumulei e que, graças a minha nova cara roxa, posso falar a vontade.

Dica da Tia Elbaphana número 1:
Saiba aonde você está pisando.

Lembro  de um rapaz, alguns anos atrás, que estava tendo sua primeira audição com uma dupla de famosos produtores. Todo serelepe, ele entrou na audição de canto e antes de começar disparou um "Olá fulaninhos gostaria de agradecer a oportunidade de estar aqui e dizer que eu sou o maior fã de vocês, eu vi todos os musicais que vocês fizeram, vocês me inspiraram a ser um ator. Minha mãe nem aguenta mais ouvir falar o seu nome, ela fica "Quem é fulano?", ai eu tenho que explicar e.... "

PEEEEEMMMMMMM. Oi? Você comeu uma maçã envenenada?  Você pode amar quem você quiser, mas nada grita tanto "DESESPERO" como elogios antes de cantar (ou fazer qualquer coisa) para uma banca.  Se você ama aquele diretor. ator, produtor, contra-regra, figurante ou sei lá quem é o alvo do seu sentimento, e essa pessoa vai te avaliar, demonstre seu amor com um sorriso, prestando atenção nas instruções ou se dedicando em fazer o seu melhor para não desperdiçar o tempo daquela pessoa.

Mas você pensa que acabou? Segure-se na sua vassoura que tem mais. Não suficiente o afoito candidato ainda chamava os tais produtores pelos nomes trocados. Aparentemente ele era tão fã que aprendeu trocado os nomes de seus ídolos. Era como chamar Zezé de Luciano e vice versa.

Por sorte ele estava falando com pessoas gentis que trataram tudo aquilo com uma naturalidade inglesa e não constrangeram o pobre rapaz.
    
Resumo: tenha muita certeza antes de se expressar em situações como essa.  Se você não fez sua lição de casa e não pesquisou quem são aquelas pessoas , sorria, seja gentil com todo mundo ( o que você tem que fazer em qualquer situação) e chame os outros de senhor e senhora até que lhe seja dada a possibilidade do uso do pronome "você".

Outra coisinha:  caso você não tenha certeza absoluta que tal musical nacional foi feito pela banca que está te avaliando não chegue comentando como tal musical mudou sua vida e que foi genialmente dirigido e coreografado. Seria o mesmo de você encontrar Roberto Carlos e falar como você ama "Ai se eu te pego".

1 comentários:

Rafael Oliveira disse...

Fui citado na coluna da Elbaphana! Que honra! Faço parte do seleto grupo que tem seu nome eternizado na "Calçada da Phama"!