Às vésperas da audição para formar o elenco da montagem acadêmica de Hair, Élia Cavalcante, diretora e uma das sócias da Actus produção - empresa que vai montar o espetáculo na capital - encontrou um tempo na agenda lotada, para bater um papo com o Bê-a-Broadway sobre o que esperar da versão brasiliense do musical, sobre a cena dos musicais na capital e as audições que acontecem nos dias 24,25 e 26 desse mês..
1-Como andam os preparativos para a montagem acadêmica de Hair em Brasília?
Essa primeira etapa é sempre importante. A escolha da equipe, alinhamento da metodologia às estratégias de trabalho, são imprescindíveis. Depois de todo processo de divulgação e de muitos e-mails recebidos, esperamos ter o quórum necessário para iniciarmos os ensaios.
2- Porque Hair? qual o critério de escolha para esse musical?
Eu, diretora artística e atriz de teatro, enveredei nesse universo de teatro musical desde 2010, com a montagem do espetáculo “Bom dia, Baltimore!” – adaptação de Hairspray, mas desde os tempos de faculdade sempre tive muito respeito e paixão por essa arte.
O musical Hair possui grande importância histórica, pois representa uma época onde o movimento hippie que deixou uma forte mensagem sobre o amor, a luta pelas diferenças, as contradições políticas, religiosas e a união de jovens que protestaram contra a guerra. Nesse sentindo, Hair ainda é atual e mostra que independente da época as lutas sociais continuam existindo. A equipe ACTUS, desde o ano passado pensou em Hair como uma possibilidade de levar ao palco um musical forte e autêntico. Os personagens marcantes e uma tribo representada pelo coro me motivaram a dirigir Hair. Particularmente gosto de trabalhar com o elenco grande e imprimo com minha direção um pensamento de respeito ao teatro, mostrando a importância do trabalho em grupo.
3- A montagem vai ser fiel ao texto original ou vocês vão procurar dar um toque mais brasileiro aos personagens?
O nosso trabalho sempre tem um toque especial do ator, diretor e dramaturgo, Rafael Oliveira, que desde 2010 faz as nossas versões musicais e nesse ano além desse trabalho, traduziu e adaptou o roteiro baseando-se no espetáculo da Broadway e no filme Hair de 1979.
4- Para quem vai fazer audição, o que é necessário ter em mente?
Primeiro acreditar que é capaz. Brasília é um celeiro de artistas competentes e criativos. Já é sabido que somos exportadores de artistas de teatro musical e de várias outras áreas artísticas. Portanto nessa audição pretendemos atender àqueles que não possuem experiência prévia, mas têm habilidades em alguma área específica do teatro musical. A audição sempre causa tensão, mas o pensamento do candidato tem que ser positivo, pois ele mostrará para uma banca de profissionais de excelência a sua doação mais verdadeira, sua própria arte.
5- Quais os desafios de montar um musical em Brasilia?
Bom, primeiro a questão financeira. A falta de incentivo nessa área faz com que os artistas tenham que pagar para executar um trabalho e ao mesmo tempo a produção necessita do aluno para custear todos os profissionais envolvidos desde o início do processo, até sua montagem. Brasília é uma cidade nova e tudo que é produzido aqui, para as pessoas daqui sofre preconceitos por parecer ainda muito artesanal. Porém, quando o artista que estudou e se especializou em Brasília sai para os grandes centros é bem visto e não volta mais. É contraditório! Faltam investimento e reconhecimento para arte brasiliense. É sempre uma aventura produzir um musical desse porte e é preciso muita coragem.
6- A montagem é acadêmica então terá um período de preparação do elenco, através de aulas ou workshops? Como funciona essa didática e o que os candidatos podem esperar desse período?
Iniciaremos as aulas no dia 09 de março e finalizaremos em outubro. Este processo será enriquecido com aulas específicas de teatro, música, dança e aulas particulares de canto. A Direção Musical será da maestrina e cantora Chris Dantas. A aulas de dança serão com os professores e bailarinos Allison Araújo e Giovanna Zoltay. Teremos a correpetição durante os ensaios do pianista Walter Amantéa e a Direção da Banda ao longo processo do músico Rodrigo Karashima. As aulas de teatro e a Direção Geral do espetáculo ficarão sob a responsabilidade da Atriz e professora Élia Cavalcante. A produção de todo projeto será da equipe Actus Produções formada por Ednaldo DaMata, Hudson Borges, Renata Bittencourt e Bruna Martins. No mês de abril, paralelo a oficina Hair, iniciaremos, também, uma workshop de criação de figurinos e cenário com os professores de design e moda , Breno Abreu e Thais Maria, que subsidiará toda essa parte estética do espetáculo. A nossa estreia está prevista para o início do mês de novembro. Fiquem de olho e saibam mais no actusproducoes.blogspot.com. Let the Sunshine in!
2 comentários:
Um ótimo trabalho a todos!!
Prabéns à toda a equipe do Bê-a-Broadway pelo excelente conteúdo e aproveito para agradecer pela entrevista.
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