O Antoinette Perry Awards for Excellence in Theatre ou simplesmente Tony Award, é o nome do maior prêmio oferecido aos profissionais do teatro dos Estados Unidos, equivalente ao Oscar no cinema, ao Grammy na música e ao Emmy na televisão. O prêmio surgiu em 1947, quando a Associação Americana de Teatro (American Theatre Wing - ATW) estabeleceu uma premiação para celebrar a excelência no teatro.
O nome é uma homenagem a Antoinette Perry (foto), uma atriz, diretora, produtora e a fundadora da ATW, que havia falecido no ano anterior. O Prêmio Tony foi celebrado pela primeira vez num jantar no Salão de Baile do hotel Waldorf=Astoria no domingo de páscoa de 06 de Abril de 1947. A noite incluiu jantar, dança e um programa de entretenimento com alguns dos nomes mais famosos da época. Dezenove Tonys foram entregues em onze categorias.
Durante os primeiros dois anos os vencedores recebiam um certificado e um isqueiro (para os homens) ou um pequeno estojo de maquiagem (para as mulheres). Em 1949, a United Scenic Artists, a associação dos artistas responsáveis pelo cenário, figurino e iluminação das peças, patrocinou um concurso que escolheu o modelo do prêmio. O vencedor foi Herman Rosse que sugeriu um medalhão com as máscaras da comédia e da tragédia de um lado e o perfil de Antoinette Perry no outro.
Atualmente são distribuídos cerca de 30 Prêmios Tony (a quantidade varia pois existem "prêmios especiais") e os prêmios principais são divididos em duas categorias: Peça e Musical. Só podem ser indicadas produções que estrearam na Broadway naquele ano, seja a montagem original ou uma remontagem.
Veja algumas curiosidades sobre o prêmio:
- Os Produtores (2001) e Billy Elliot (2009) dividem o recorde das produções mais nomeadas na história, com 15 Tonys. Os Produtores é o show que recebeu mais Tonys, vencedor em 12 categorias incluindo Melhor Musical. Billy Elliot ganhou 10.
- Angela Lansbury foi a anfitriã da transmissão do Tony por 5 vezes, mais que qualquer outra pessoa. Em segundo lugar, com 3 apresentações, estão empatados Julie Andrews, Robert Preston, Rosie O'Donnell e Hugh Jackman. Angela, empatada com Julie Harris, também é a atriz que recebeu mais prêmios de "melhor atriz" com a invejável quantia de 5 Tonys.
- O Compositor com mais Tonys é Stephen Sondheim, que recebeu 8 prêmios. Letra e Música de Company (1971), melhor partitura por Follies (1972), A Little Night Music (1973), Sweeney Todd (1979), Into the Woods (1988) e Passion (1994). Seu oitavo prêmio foi um prêmio especial pelo conjunto da carreira em 2008.
- Bob Fosse com 8 prêmios, foi o coreógrafo que recebeu mais Tonys (9, se você contar o prêmio que ele recebeu como diretor).
- Harold Prince é a pessoa que recebeu mais Tonys na história do prêmio, com uma coleção de 21 medalhões. 8 por direção, 8 por produção, 2 como produtor do Melhor Musical e três prêmios especiais.
- Enquanto vários artistas ganharam Tonys por papéis que envolviam se vestir com roupas do sexo oposto, apenas dois receberam prêmios por interpretar papéis do sexo oposto: Mary Martin, no papel de Peter Pan (1955) e Harvey Fierstein como Edna Turnblad em Hairspray (2003).
- Bob Fosse foi o único Diretor a receber um Tony, um Oscar e um Emmy no mesmo ano (1973). Ele ganhou dois Tonys (direção e coreografia) por Pippin, um Oscar por Cabaret e um Emmy por Liza with a Z.
- Na história do Tony já houveram nove empates em diversas categorias.
Para acessar lista de todos os vencedores e várias outras informações sobre o prêmio, visite o site oficial do Tony Awards: www.tonyawards.com. E, por favor, envie um link desse artigo para aquele seu amigo que quando te vê no teatro diz que você merecia um Oscar. Se ele quer fazer um elogio, que faça o elogio correto!
Por Rafael Oliveira
Diretor Cênico, Roteirista e Versionista da Escola de Teatro Musical de Brasília (ETMB)
0 comentários:
Postar um comentário