sábado, 24 de dezembro de 2011

As Rockettes: Uma tradição musical americana


Enquanto no Brasil as tradições musicais natalinas são o Especial do Roberto Carlos ou a Simone com sua inesquecível canção "Então é Natal", nos Estados Unidos existe um musical natalino um pouco mais elaborado: as belíssimas Rockettes se apresentam no Radio City Music Hall, em Manhattan, Nova Iorque, uma tradição que já tem quase 80 anos.

Quem já teve a oportunidade de assisti-las no seu espetáculo intitulado "Radio City Christmas Espetacular" concordará em dizer que é um show memorável. Claro que não é a mesma coisa do que ver ao vivo, mas para quem não teve ainda essa sorte, segue um vídeo com os melhores momentos do show:



As 36 Rockettes não são famosas apenas pelas suas 72 pernas que são lançadas ao ar em sincronia, elas também são conhecidas pela sua precisão. Tudo precisa ser perfeito. Desde sua altura que precisa estar entre 1,68 e 1,79 metros (a diferença é compensada no salto e no posicionamento no palco para que todas aparentem ter exatamente a mesma altura), todas as Rockettes precisam ser capazes de levantar a perna acima da cabeça, habilidade conhecida no Brasil como "perna alta" e nos EUA como "eye-high kicks". Elas também precisam saber sapateado, ballet, jazz e dança moderna além de saber cantar também.

Até 1987 apenas mulheres caucasianas eram aceitas como Rockettes. O fundador das Rockettes, Russell Markert, proibia suas dançarinas de sequer pegarem um bronzeado, pois isso poderia comprometer a semelhança do grupo. Aos poucos, o grupo foi ficando mais integrado. Em 1986 foi aceita a primeira japonesa e no ano seguinte duas negras entraram no grupo.

Quem quiser saber mais sobre as rockettes pode pesquisar no you tube (aconselho procurar por "The Parade of the Wooden Soldiers" ou acessar seus sites oficiais:



Por Rafael Oliveira
Diretor cênico, roteirista e versionista da Escola de Teatro Musical de Brasília (ETMB)
https://sites.google.com/site/musicalembomportugues/

0 comentários: