sexta-feira, 18 de maio de 2012

O dono da Broadway




Em 2011 a Times Square foi considerada o ponto turístico mais visitado do mundo, recebendo mais de 39 milhões de visitantes a cada ano. Onde está localizada a TKTS, bilheteria onde se conseguem entradas para os shows da Brodway com generosos descontos. Ninguém resiste tirar uma foto com os letreiros luminosos ao fundo, diante de uma estátua de bronze de um homem de bengala, que muitos dos turistas enquadram na foto mas não fazem idéia de quem seja...

Considerado como pai da Comédia Musical Americana, George Michael Cohan foi o primeiro grande astro americano do show business, conhecido de costa a costa nos EUA como um ator, cantor, dançarino, escritor, compositor, letrista, diretor e produtor. Costumava dizer "Eu escrevo peças melhor do que qualquer dançarino vivo e sei dançar melhor que qualquer escritor!". Conhecido no passado como "o dono da Broadway", a maior parte do seu trabalho foi esquecedia - exceto poucas de suas canções e o filme biográfico 'A Canção da Vitória' (Yankee Doodle Dandy).

Ele literalmente nasceu dentro de um teatro em Providence, Rhode Island, no dia 3 de Julho de 1878. Seus pais eram veteranos do vaudeville e ele cresceu em bastidores, coxias e camarins e desde pequeno já aparecia no palco. Ele, patriota, tentava dizer que nascera no dia 4 de Julho - independência dos EUA, e seu patriotismo ficou registrado em seus musicais, cujos personagens eram sempre reconhecidos entre as famílias americanas. Dessa forma o Teatro Musical, que tomara emprestado várias características de outros movimentos artísticos, nem todos eles americanos, foi ganhando sua identidade, se tornando um gênero distinto, autêntico e tipicamente americano.

Cohan morreu em Nova Iorque no dia 5 de Novembro de 1942. Esteve no palco por 58 anos, escreveu mais de 40 peças (colaborando em outras 40), ajudou a produzir mais de 150. Ele publicou cerca de 500 canções. Em 1959 foi erguida a estátua de bronze em sua homenagem na Duffy Square, o triângulo ao norte da Times Square, entre as ruas 45 e 47. No pedestal está escrita a frase "Give my Regards to Broadway" (Dê minhas lembranças à Broadway), título de uma de suas canções mais famosas.


Por Rafael OliveiraDiretor Cênico, Roteirista e Versionista da Escola de Teatro Musical de Brasília (ETMB) e Versionista e Roteirista da Actus Produções.https://sites.google.com/site/musicalembomportuguesintro/

1 comentários:

Anônimo disse...

Olha só que video legal q encontrei na internet o melhor do sertanejo 2015/Rafael ferreira