segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Musical sobre primeiro ministro britânico estréia em Portugal


O musical português “Churchill” teve a sua estreia mundial semana passada na cidade de Lagoa, no Algarve, parte do programa Allgarve 2010 deste mês, prometendo um espetáculo ao estilo da Brodway norte-americana.

"Churchill, The Musical" foi escrito por dois ingleses, Derek Ash e Trevor Holman, também eles a viverem em Lagoa, no Algarve. Foi nesta pequena cidade que pensaram em produzir um espectáculo sobre o célebre primeiro-ministro, figura importante da 2.ª Guerra Mundial, e decidiram convidar Ray Jeffery para dirigi-lo.

Com mais de 1700 produções no currículo, incluindo "Billy Elliot" e "Les Miserables", Ray Jeffery aceitou a proposta e instalou-se num hotel em Armação de Pêra. "Li o roteiro e achei logo que podia fazê-lo", conta ao i o diretor artístico do musical, vencedor por 26 vezes do prémio Waterford Trophy. "O Churchill teve uma vida muito interessante, foi um homem fascinant

O espetáculo conta com a participação no palco de 50 atores, cantores e bailarinos e uma equipe de produção de 25 pessoas e, segundo a organização do programa de valorização turística do Algarve – Allgarve –, é “o primeiro grande espetáculo ao estilo do que melhor se faz na Broadway a estrear mundialmente em Portugal”.

Segundo Derek Charles, a escolha do Algarve para a estreia mundial do musical “Churchill” explica-se pela conhecida paixão do grande estadista britânico por Portugal, especialmente pela Madeira e por Lisboa.

O autor acrescenta também que a inexistência na história dos grandes musicais de uma estreia mundial em Portugal ajudou na decisão de optar pela primeira representação no país.

0 comentários: